terça-feira, 22 de novembro de 2011

O TEMPLO QUE JESUS DESTRUIU

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.  Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4. 19-24




Necessariamente, tratar sobre um lugar onde Deus deve ser adorado é e tem sido motivos de intensas batalhas e discussões acirradas entre todos que buscam ter a revelação do local apropriado para estar na Presença de Deus, entre eles, há os que afirmam que é impossível contemplar e adorar a Deus sem que este esteja associado diretamente ao estar na congregação, ou seja, dentro da igreja e dentre outros há quem diga que os montes sejam o lugar mais apropriado para estar com Deus. Nesta mesma, prerrogativa estão às religiões pré-existentes, a qual eu e você conhecemos em busca da nossa convicção de que o local ao qual eles apontam seja o verdadeiro lugar onde eu e você devemos estar em adoração, e ai daqueles que assim não crêem, isto é, há entre si uma disputa no nome de Jesus por mim e por você, na qual deseja especificar o local onde Deus busca ser adorado em detrimento do próprio homem.
A mulher samaritana, bem sabe do que se trata este artigo, pois no seu tempo, foi cobiçada entres os que diziam que este é o lugar, no entanto ouvia por outros que afirmavam ser em outro lugar onde deveria adorar, na minha concepção, havia por parte da mulher samaritana uma espécie de duvida cruel de onde Deus realmente deseja ser adorado, tão logo ao perceber que Jesus revelara coisas do passado e presente de sua vida, identifica como profeta, e muito mais do que isso a mulher da qual tratamos identifica Jesus como quem pode trazer solução para o problema em questão. Se entre eu e você, assim também identificamos ser Jesus, como aquele que pode trazer clareza do lugar da adoração a Deus e dentre todas as outras coisas, poderemos assim aceitar as palavras de Jesus como absolutas, no que se tratar do lugar de adoração:  Que o lugar onde Deus deve ser adorado é no coração, pois é a fonte da vida, alem do que é a fonte da transparência dos reais motivos dos quais nos leva a querer adorar, nisso Jesus revela que Deus procura em seus adoradores os que adorem em espírito e em verdade. E por que no espírito já que sabemos do porque, em verdade? Em espírito, porque do próprio homem não há capacidade alguma em adorar, pois é o espírito que convence e revela a essência de Deus aos homens, e nos capacita a dar o verdadeiro louvor e honra a Deus, da forma que merece.  As palavras de Jesus para aquela mulher não serviria apenas para ela, mas para todos que deseja estar em adoração da maneira que agrade a Deus, por essa razão Jesus evidencia uma destruição de um templo construído pelas mãos humanas (ideologia dos homens), quando diz a respeito de querer construir e constituir um lugar físico como o lugar mais certo, e ou, daqueles que divulgam mensurando o monte como sendo o lugar, atrelado por sua experiência pessoal a dos demais, em vista dos montes.
Não sou contra os templos de hoje, pois sei muito bem sua importância, nisso acredito que Jesus em nossos dias entraria em nossos templos, nas quais sãos motivos de esplendor para o homem, mas no intuito de construir o novo templo no homem que ali estão, no entanto, sei que do próprio homem fica o questionamento:

Eles diriam: - A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
João 2.20

A conclusão de Jesus seria a mesma, expressa no capitulo 2, do versículo 21, do livro de João, que diz:

Mas ele falava do templo do seu corpo.

Isto é, Jesus destrói o templo feito por mãos humanas (ideologia dos homens) para constituir o novo templo que é em nós, em nossos corações, nisso falou apostolo Paulo, em sua carta aos Coríntios:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Corintios 3.16

É fato evidente e claro, a uma boa parte dos homens, a consciência que Jesus deseja fazer de nós os verdadeiros templos ou casa de Deus, onde ele (Deus) deseja habitar, entretanto, temos a tendência de queremos destruímos o templo construído por Jesus para restituímos os nossos feitos pelas nossas mãos e esforços. 


Railton Rosa
São Luis, 22/11/2011.