quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ONDE ESTÁ DEUS?

“Na verdade, que já os fundamentos se transtornam; que pode fazer o justo? O SENHOR está no seu santo templo; o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens”. Salmos 11.3-4


 
Percebo que em meio ao caos da vida, em decorrência das tragédias, catástrofes, sinistros, que ocorrem no mundo em que vivemos, o homem sai em busca de respostas que possa explicar uma eventual inercia da parte Deus diante de tais situações, na verdade, o que há nestes momentos de dor e desespero é uma incerteza de onde Deus esta que não possa nos proteger, bem como, nas horas só aumentam os adeptos dos que questionam a veracidade da existência de Ser Supremo. Nisso, estou convicto, que tentar responder ao tema deste artigo é falar sobre um terreno escorregadio, isto é, não muito seguro, pois corro o risco de discursar ou expressar uma heresia.
Tenho que frisar uma seguinte observação, que responder a esta questão, que trata o artigo, isto é, onde está Deus em meio das tragédias da vida nos momentos quer tudo vai bem tanto para você como pra mim, é facílima a clareza, o entendimento que temos de onde Deus está, é algo natural e bastante claro para nós. Porém, tentar responder a este questionamento quando tudo vai mal para nós, torna-se trágico, quer tentar: 

  1.  Onde está Deus quando a maldade prevalece sobre o bem?
  2. Onde está Deus quando a justiça é trocada pela a injustiça?
  3. Onde está Deus em relação à fome da população?
  4. Onde está Deus quando uma pessoa é atingida por um raio?
  5. Onde está Deus quando uma criança inocente é violentada e perde sua inocência?
  6. Onde está Deus em relação ao tsunami e o terremoto do Haiti?
Essas são algumas das perguntas feitas pelo ser mortal quanto o sofrimento o abate. Também creio que essa perguntar Onde está Deus? Ela convive dentro de cada um de nós, todavia é uma pergunta que constitui a nossa essência natural de ser vivente, mas há entres nós aqueles que tentam de todas as formas evitar este questionamento, pois tememos estar pecado contra Deus ou no mínimo estar sendo um abusador da paciência de Deus. E, isso que percebo ao lê o texto do salmo 11, especificamente, nos versículos do 3 ao 4, percebe-se uma inibição ou a tentativa do autor do salmo em evitar expor sua verdadeira expectativa de saber onde está Deus quando os valores são destruídos, desprezados ou até pervertidos, por isso indaga-se o que fará o homem justo? (alias é importante retratar que o justo que o autor se refere aí é aquele que crê em Deus, não é aquele que faz tudo certo). Era a forma bem tímida de Davi de perguntar onde Deus está quando o homem que crê Nele é abatido pelas tragédias da vida seja ela qual for.
A verdade revelada e descrita pelo próprio questionador foi que:

 “O SENHOR está no seu santo templo; o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens”.

Parafraseado é dizer que Deus está no controle de todas as coisas, ou Tudo está nas mãos de Deus. Mas, é compreensível que essa resposta se torna incompreensível ao ser mortal, pois logo surgem outras indagações, por exemplo: “Porque Deus permite coisas dessa magnitude”? Talvez você espere de mim uma devida resposta, quanto a isso o que posso te dizer é que se eu tivesse a devida resposta com certeza eu era Deus. E como não sou Deus não tenho também a referida resposta a essa pergunta.  Todavia, a verdade é que Deus permanece no céu em meio às tragédias da vida, mas essa verdade só se torna uma verdade dentro de nós quando é vista pela fé, pois foi essa a maneira discernida pelo profeta Habacuque em meio a destruição do seu povo, por isso ele disse e vale para os dias de hoje que “o justo vive pela fé” (Hc. 2.4), é importante ressaltar que Habacuque faz a mesma pergunta a Deus quando o seu povo era destruído, violentado pelos Babilônios. Assim ele dizia:

 “Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que e mais justo do que ele” (Hc. 1.14).

 Mas, para maiorias das pessoas compreendido como verdade que nos dias más da vida como se Deus tivesse perdido o seu trono, ou como Deus não tivesse em seu devido lugar, por isso questionam-se Onde está Deus? Isso me lembra João Batista maior homem nascido de mulher, como afirmou Jesus em MT. 11.11, diz que quando ele esteve preso mandou seus discípulos irem até Jesus para lhe perguntar:

“O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (Mt. 11.3).

Na verdade a pergunta que João Batista queria fazer era: O senhor não te importa que eu vá morrer? O Senhor não vem me salvar da morte? O Senhor tem mesmo poder de me livrar desta angustia ou devo esperar outro? E essas perguntas também me faz lembrar de mim e de você os João Batista de hoje. Também não me esqueço de Estevão que diante do Conselho Superior de Israel pregava sobre Cristo, e diz que quando Estevão ao final de sua pregação, os membros do conselho enfureceram e começaram apedrejar Estevão (Atos 6.8-60). A minha pergunta é: Diante do apedrejamento de Estevão onde estava Deus? Diz que os olhos de Estevão viram a gloria de Deus e viu Jesus a direita do pai ambos juntos no céu, isso com certeza aliviou e encheu o coração dele de alegria, por isso ele diz: “Senhor recebe o meu espírito”. Por isso, novamente reafirmo que diante das tragédias da vida DEUS PERMANECE NO CÉU. E saber que Deus está no céu para mim e para você deve ser motivo de muita alegria, sabe por quê? Porque se fosse qualquer outro que estive sobre o domínio e soberania do céu, seja um mortal ou o diabo, misericórdia... Estávamos com certeza, arruinada, isso pra não dizer coisa pior. O outro motivo que deveria nos alegrar por saber que Deus está no céu é o motivo propriamente descrito no versículo 4, que diz que Deus vê, isso que dizer que Deus se importa com o sofrimento humano com a dor do homem, e tão logo ele se levantar ao nosso favor para nos acudir.
Mas, diante das tragédias da vida nós clamamos por repostas, consequentemente a sociedade e a igreja é pressionada a responder de alguma forma a esse fato? E a resposta dada respectivamente por cada uma delas é:
1.      Sociedade responde onde está Deus – a resposta é que Deus nos abandonou e que por isso tudo de ruim que se ver na terra como: fome, violência, corrupção, desvalorização dos princípios fundamentais, inundação, terremoto, etc. É por que Deus esta de costa virada para a humanidade.  O que discordo plenamente, pois creio na promessa de Jesus que nunca nos abandonaria (Sl. 27.10, Is. 49.14-16, Mt. 28.20 e Rm. 8.35-39);
2.      A igreja (em especial os evangélicos), por sua vez, responde onde está Deus – Deus está sentando no seu trono sentenciado punição a humanidade pelos seus pecados. Ou seja, os motivos dos desastres, da fome, da corrupção, da violência, tsunami, e do terremoto no Haiti é devido uma espécie de castigo de Deus pelo pecado do homem e pra mim isso é crê no Deus do velho testamento que diante da desobediência do povo de Israel Deus mandava e permitia que os inimigos destruíssem o seu povo, tanto porque a lei dizia que era olho por olho, dente por dente. Contudo não creio nessa afirmativa para os dias de hoje, tanto por que Jesus é a nova aliança e se referido a isso disse “Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”. Essa é a forma de Jesus julgar. Uma diferente forma alias, que não é pela vingança, mas por uma diferença de atitude perante seu opositor. E Jesus é a exata expressão de Deus, então posso afirmar que da mesma forma como Jesus reagiu quanto esteve por aqui é a forma de Deus também agir.
Portanto isso enche meu coração de alegria, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, por saber onde está Deus.
Aleluia! Aleluia!