quarta-feira, 19 de abril de 2017

UMA IGREJA RELEVANTE



Texto base extraído do livro de 1 coríntios 13

   O que nos torna perante a sociedade relevantes? Status, Fama, dinheiro?! Direcionando este questionamento para a igreja, o que a torna relevante? Quantidade de membros ou filiais, revelações, curas e milagres...?

      Não é de hoje que a igreja como instituição religiosa tem perdido seu espaço e credibilidade entre os jovens e público em geral. Porque? O que nos atraem para elas?

       Certa vez um amigo disse que muitos procuram igreja como se procurassem um restaurante. Só entram se tiver lotada. A quantidade de membros é vista por alguns como principal fator de avaliação e por fim determinam sua relevância pelos números. Já outros, veem e certificam uma igreja com relevância pelo ambiente místico e sobrenatural, associando a muitas revelações, campanhas, profecias, curas, milagres, etc. A mídia tende a dar relevância a igreja pelas suas mazelas. Sempre expõe os erros, mas é raríssimo vê nas páginas de jornais ou em telejornais os acertos ou benefícios que a mesma proporciona para a sociedade e ao Estado.

       A primeira carta do apóstolo Paulo aos irmãos da cidade de Corinto nos revela uma igreja que apesar de mui rica em conhecimento da palavra e abençoada em dons espirituais era também repleta de equívocos a respeito da fé e do evangelho de Cristo. Paulo escreve a igreja de Coríntios para corrigir distorções que havia nela, além de orientá-los sobre princípios da fé. Erros dos quais podemos citar, como: brigas, divisões, problema oriundo de incesto, litígio, prostituição,  alimentos oferecidos a ídolos e dentre outros. Paulo após tratar destes assuntos, que vai do capitulo 1 ao 11, passa a falar no capitulo 12 que apesar da diversidade de dons espirituais, o Espírito é o mesmo e que cada um recebeu dons para ser útil e proveitoso para unidade dentro do corpo. O capitulo 13 é a continuação deste ensino, onde enfatiza que uma igreja mesmo repleta de dons espirituais sem amor de nada adianta. É o mesmo que ele tivesse nos dizendo que não adianta ter muitos membros, muitas curas, milagres e revelações contudo sem a prática do amor.

      Paulo descreve uma igreja relevante como sendo uma igreja que acima de tudo se destaca, se sobressai e exala o amor que podemos encontrar em Cristo.

    Quantas pessoas cabem em seu coração? Seu coração é limitado? Ele aceita gente diferente ou só pessoa igual a ti? 

       A casa de Deus deveria ser o lugar em que todos deveriam se sentir atraídos por causa da existência do amor a Deus e ao próximo. O próximo geralmente pode ser alguém diferente de você em pensamento, ato, cor, crença e até em orientação sexual. 

     Acredito que o amor de Deus é a solução para tudo. Muito filosófico? Ilusão? A resposta vem em forma de outro questionamento: Como Deus tem curado, transformado ou mudado você? A base do chicote ou através do seu amor? Já ouvi tanta gente dizer que o amor de Deus me constrange... Constrange de que? Pecado?! Então não proíba ninguém de ser contragindo pelo mesmo motivo. Não faça acepção de pecado.

      A igreja mesmo valendo milhões não vale um centavo se não cumpri para qual foi destinada. E, para que ela foi criada mesmo? Os dogmas, paredes, ou qualquer outra coisa não vale mais do que uma vida. 

     As escrituras não escondem os erros dos homens de Deus, então porque querer esconder o erro da igreja?

     Apesar de muitos erros que há entre nós, a igreja, faço parte de uma com muita alegria. Dizem que a igreja é um hospital onde Deus é o medico, Jesus o remédio e eu e os irmãos simplesmente os pacientes. O lugar chamado igreja só existe para tornar Deus visível por intermédio do amor de Cristo em nós. Se você ainda não percebeu isso é que te digo: Calma! Estamos em pleno tratamento... Por isso não desista de estar entre nós irmãos e irmãs.


Railton Rosa
São Luis 09/04/2017