quinta-feira, 4 de julho de 2019

A MORTE DO ÍMPIO AOS OLHOS DE DEUS E DE SEUS FILHOS

Texto extraído do livro de Ezequiel 18- 23

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor Deus; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?"


Nenhum pai deseja ou quer a infelicidade ou o sofrimento de seus filhos, independentemente, em qual estado ou como seu filho seja visto na sociedade: ímpio (pessoa má) ou justo (pessoa de bem). 

Mas, o que significa a palavra ímpio?

Segundo, o dicionário a palavra ímpio designa a todos aqueles que não respeitam os valores comumente admitidos. Já, segundo a Bíblia, os ímpios são todos aqueles que desobederam ou desvirtuaram os princípios e as vontades de Deus. No meio cristão, dizem, que ímpio são aqueles que se desviaram do caminho do Senhor.

Entre nós, comumente, há quem acredite que Deus se alegre com a morte de uma pessoa má. Ousamos em dizer, que Deus fez justiça quando acontece a morte de um desses. Afirmamos isso porque acreditamos que Deus esteja punido ou fazendo, o pecador pagar, em consequências dos seus erros cometidos. Nessa hora, é recorrente ouvimos pessoas dizendo "que quem comete erro só está colhendo o que plantou". Mas será mesmo que Deus é assim, que Deus retribui o mal com o mal?

Contrariamente, o texto nos mostra que Deus não torce, não ataca e nem fica feliz quando uma pessoa má morre. Seja quem for, seja qual erro tenha cometido, Deus não se alegra com a morte de ninguém. Por exemplo: Deus não se alegra com a morte de um político corrupto, nem tão pouco planeja a morte de estrupador ou homicida. Deus não se sente feliz com a morte de uma pessoa que faz coisas erradas, antes, deseja que o mesmo mude seu comportamento, sendo isso pelo qual conhecemos e definimos como conversão.

Então, como é que pode, um filho de Deus, como nós, nos alegramos com a morte de alguém?

Quem é filho de Deus se alegra com o que o pai se alegra e nunca ao contrário. Se temos nos alegrado com a dor e o sofrimento alheio, isso é preocupante, isso prova que, o Deus amor, não está em nós.

Alguns diria, Deus não é só amor, Deus é justiça! Se Deus é justiça, a justiça seria feita quando ele matasse a todos nós... Porque nenhum de nós somos dignos de coisa alguma. E, ninguém tá melhor ou pior do que o outro (mesmo que você frequente uma igreja e seu vizinho não). A verdade crua e nua nos diz que todas as nossas boas ações diante de Deus é semelhante a trapos de imundície. Então pelo que nos gloriamos, se a tua imundície (mentira por exemplo) é igual a minha (cobiça)?

Assuma, que tanto você, como seu próximo ou não tão próximo assim, necessitam do perdão de Deus. Seja como, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito, perdoador de pecado, isto é, alguém que não se alegra com a dor ou a morte, antes reza para que o outro encontre Deus, em vida ou na morte.



Railton Rosa

São Luís 04/07/2019.