terça-feira, 4 de janeiro de 2011

UM MOTIVO PARA SORRIR

“Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova”. (Jó 14.7-9)



Ultimamente, os noticiários da tv ou dos jornais impresso tem nos revelado o caos ao qual vivemos em sociedade; são noticias as quais só nos traz revolta e, sobretudo nos entretecemos por percebemos o sentimento de dor, injustiça, corrupção, desrespeito com a vida, etc.; Quem não se choca quando ouve noticias como essas de pais matando filhos (vire e versa)? Quem não se chateia quando vê seu dinheiro investido e arrecadado através dos impostos, sendo desviado pelos nossos representantes? Quem ver com bons olhos o descaso com a vida em meio a um corredor de um hospital sem médicos para atender, sem remédios para tratar e sem leitos adequados e apropriados para internação? Sem sombra de dúvida a cada dia que se passa há em você e em mim vários motivos para nosso entretecimento e revolta contra a vida e contra essas circunstâncias.

Milhares de pessoas se perguntam a cada dia se há uma saída ou qual seria o motivo para sorrir? Será se ainda existe um único motivo para tal façanha?

Acho primordial esclarecer os principais motivos que nos levam a sorrir:
1.         Sorrimos quando tudo esta bem;
2.         Sorrimos quando alcançamos paz de espírito;
3.         Sorrimos quando o conta bancaria está gorda (ah! como sorrimos);
4.         Sorrimos quando nós mesmos e nossos familiares estamos bem de saúde;
5.         Sorrimos quando acontece algo de bom com as pessoas que nos cercam e assim por diante...  

Então, como sorrir quando tudo está o avesso do que imaginamos e objetivamos?

A resposta esta no que foi dito por Jó, um homem que em apenas um dia perdeu filhos, mulher, riquezas e bens e para piorar sua situação teve seu corpo coberto por uma chaga (tumores) malignos dos pés até ao alto da cabeça (sugiro a você que leia os capítulos 1 e 2 do livro de Jó). Imagino em mim ocorrendo tudo isso e chego à conclusão que não havia em Jó um sequer motivo para que se alegrasse com a vida e com aquela situação deplorável, mas mesmo diante do caos em que tinha ele como protagonista; ele nos ensina que há um motivo para sorrir. Qual seria? No versículo 7 do capitulo 14 do livro de Jó encontraremos a resposta; Jó conta que mesmo que uma arvore estando ela cortada, envelhecida ou que venha morrer seu tronco, haveria esperança para que ela voltasse a viver, ficasse robusta, e que até não cessaria os seus rebentos. Percebesse uma metáfora utilizada por Jó, simbolizada assim: arvore retrata a vida e a circunstancias a qual Jó vivenciava naquele momento. O motivo revelado por Jó para sorrir naquela circunstancia desfavorável era que havia uma Esperança viva dentro de si. A sua esperança não havia morrido, permanecia dentro do seu coração, assim como a vida da arvore esta dentro e não fora. Jó assim afirmava e exclamava sua esperança:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. (Jó 19.25).


Talvez, você que lê esse artigo agora esteja vivenciando ou vendo outro vivenciar uma adversidade parecida ou até mesmo pior do que a de Jó, saiba que Deus sempre nos dá um motivo para sorrir,  isso implica em dizer que há uma esperança para você (nós), e espero que ao saber disso haja um verdadeiro motivo para que possa sorrir. A esperança de Jó estava em JESUS, e ele bem sabia que não se decepcionaria; se me cabe perguntar, onde você tem depositado a sua? O intuito deste é que você possa ter a mesma esperança de Jó diante das pressões saiba que há uma esperança de tranqüilidade, diante da morte existe uma esperança de ressurreição, diante da enfermidade há uma esperança de cura, diante do pecado existe uma esperança de perdão, diante do divorcio há uma esperança de restauração conjugal, diante do desemprego existe uma esperança que portas são abertas; essa esperança se chama JESUS. Que essa verdade ilumine em nossos corações e que assim possa aflorar um verdadeiro e único motivo para sorrir.

Railton Rosa

São Luis, 04/01/2011.



3 comentários:

  1. Irmão Raiton,
    que Papai esteja a frente nesta caminhada na blogosfera.E que tudo for postado venha refletir a Graça e Verdade da Palavra de Deus.
    Um abraço de tua irmã em Cristo,
    Alessandra Sousa

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão meus parabéns, fico muito feliz em ver seu blog! Feliz por você, colocando em prática seu talento, mas principalmente feliz em ver mensagens como essa (a primeira de muitas) que tenho certeza que vão edificar vidas e engrandecer o nome de Jesus. Abraços. Luciano Macedo.

    ResponderExcluir
  3. Joaquim Jr.
    Tom!!!
    Que Deus continue te abençoando cara, pois vc eh um exemplo de um seguidor de Cristo...
    Tudo de bom e q essa seja a primeira de muitas e muitas publicaçoes q Deus te usará para cravar não somente em uma página de internet, mas em muitos corações q estão à espera da palavra de Deus.

    ResponderExcluir