segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NA CONSTRUÇÃO DE UMA NAÇÃO


Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.
Venha o teu Reino. (Mateus 6.9-10)

Sei que dentre as variedades de assuntos pertinentes a sociedade e aos meios sociais tudo possa ser construído por meio de um pensamento, mas há quem diga que sobre religião e futebol não há o que discutir. Todavia, não desejo ater-me na captura nem de um e nem de outro, entretanto desejo atrelar o meu pensamento no real raciocínio da linha de pensamento apresentado na oração ensinada por Jesus.
O que nos leva a evitar e até mesmo não discutir determinado assunto? A resposta seria diversa, mas todas refletiriam no sentido do de que e por que, por exemplo, evitamos debatemos sobre religião e futebol, e constataríamos que é devido à diferença que temos no gosto, na crença, etc. E, em conseqüências e atrelada as nossas diferenças, JESUS vem apresentar a oração do Pai Nosso, na perspectiva real de ter a construção de única nação.
   Iniciarei de traz para frente, então o primeiro aspecto em analise será o “VENHA O TEU REINO”, o que podemos entender sobre isso? Creio eu que JESUS ardentemente esteja expressando o seu desejo de que o reino de seu Deus prevaleça sobre todos os reinos que possa existir, todavia me leva a pensar que Jesus tinha gosto pelo reino de Deus, ou seja, tinha gosto pela vontade, pelos princípios e pelos valores pré-estabelecidos pelo reino de Deus, e porque não dizer que JESUS preferia pela ÉTICA a vista de DEUS e não pela dos homens? Será que da minha parte seria um equivoco afirmar que JESUS foi e é um exemplo ou até mesmo um representante da POLÍTICA, que DEUS deseja implantar sobre a terra? A verdade é que por de traz de um reino... Não estaria um rei? Aqui nos leva a averiguar o segundo ponto abordado na oração feita por JESUS, que é o “QUE ESTÁS NO CÉU, QUE TODOS RECONHEÇAM QUE O TEU NOME É SANTO”, que ponderações JESUS nos faz perceber nesta seguinte frase? JESUS afirma que tem alguém que esteja no céu, o que me leva a entender que há alguém que seja superior entre os seres viventes. (Por que, superior entre os seres viventes? Devido à exclusividade de um só ser SANTO) e conseqüentemente não esta Jesus a nos apresentar quem seja o seu escolhido para ser REI? Vou mais além não estaria JESUS a revelar uma visão universal, quando pretende que todos reconheçam que o nome do seu escolhido seja SANTO? A verdade é que JESUS tinha DEUS como seu escolhido e que por essa simples razão reconhecia perante seus discursos tanto no particular ou no coletivo, que somente DEUS era e é digno daquela posição e status. Cabe-nos a uma pergunta: Será que o pretendido por JESUS é diferente do nosso, e por isso evitamos falar sobre DEUS, na prerrogativa de atrelá-lo as nossas diversas religiões? Por seguinte, vamos tentar encarar a realidade do que seja PAI NOSSO?  Imagino que JESUS esteja dizendo que o pai dEle seja o mesmo que deva ser o nosso, é ou não é? E, o pai de JESUS é DEUS, então JESUS quer nos trazer uma boa justificativa para ater o comum a todos, que é que temos o mesmo pai que é DEUS. Todavia, DEUS não esta atrelado há uma certa religião, mas esta atrelada a todos aqueles que recebem por crê no que é dito por JESUS (João 1.12). O que nos cabe refletir se estamos crendo no que foi dito por JESUS ou não? Se crermos, JESUS nos ensina a orar desejado ter uma verdade absoluta a todos, que DEUS É PAI NOSSO. E, como PAI QUE ESTA NO CÉU deve reinar sobre todos afim de que Sua ÉTICA e POLITICA sejam implantadas sobre nós na construção de única nação.



Railton Rosa

São Luis 29/08/2011

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ROUBANDO A DEUS

Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.


O tema deste artigo sempre foi e é bastante intrigante para mim; sempre que o leio fica em mim o desejo de entendê-lo diante da realidade apontada do que é roubar a DEUS.
Há quem subsista ou subsistiu que já tenha dito nunca roubei e tão pouco roubarei ninguém. Entretanto, está escrito no livro do profeta Malaquias, capitulo 3, versículo 8, uma pergunta e a seguinte constatação que o povo de Israel roubava a DEUS nos dízimos e nas ofertas, sendo esta também praticadas pelos seus antepassados. No entanto, fica a pergunta no ar para mim e para você: Roubará o homem a DEUS? Logo me sobreveio à ânsia de buscar saber como isso acontece, ou seja, como posso eu roubar a DEUS? Para a devida resposta a este questionamento é fundamental evidenciamos inicialmente, o que seja roubar a DEUS?
Muitas linhas de pensamentos já nos foi levado, tendo como base o texto de Malaquias.Todavia, quando eu estava a pensar sobre me veio na memória o referido texto abaixo citado, entenda, por quê?
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. ( Gênesis 2:7) 
Este texto relata a criação do homem; de onde ele veio; quem o criou; etc. Mas, este texto também me fez entender que para subsistência da vida, ou seja, para sermos seres viventes tem que ter havido DEUS soprado em nossas narinas, o fôlego de vida, obviamente, não havendo fôlego constataremos o que entendemos ser morte. Tendo em vista, essa constatação, que só há vida a partir do sopro de Deus, posso entender nas entre linhas, que DEUS ao criar o ser humano pôs a necessidade que sua criação dependesse dEle, por seguinte, podemos ressaltar que todo ser humano nasce e por toda a vida tem por necessidade essencial a necessidade de depender de DEUS, pois sem o fôlego de DEUS o homem não é nada (tanto no literal como no sentido figurado)
Sendo assim, já podemos evidenciar ter a devida resposta do que é roubar a DEUS? Roubamos a DEUS sempre que depositamos nossa total dependência e confiança em quaisquer que seja a coisa, que não seja em DEUS propriamente.  Ou seja, quando fazemos da nossa riqueza, seja ela financeira, bens ou intelectual a fonte de quem somos. Roubar a DEUS é por no lugar de DEUS nossa auto-suficiência; roubar a DEUS é quando o dinheiro toma o lugar de DEUS na vida do homem, aponto que o homem é controlado por ele, por isso propriamente o dinheiro é considerado como a raiz de todos os males.
Roubar a DEUS, não propriamente significa quando não damos os dízimos e as ofertas, sem dúvida há quem dizime ou oferte possa ser encontrado como quem roubou a DEUS, pois como afirma a bíblia o que basta o homem orar, dizimar, ofertar ou fazer quaisquer outras coisas se o coração dele esta distante, ou seja, não depende de DEUS.
Railton Rosa
05/08/2011