“E perguntou-lhe certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?... Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”.
Lucas 18.18-27
Tipicamente, o tema deste artigo possibilitará compreender o quão foi necessário o questionamento levantado pelo jovem rico, por uma única razão, por sinal bastante logica, pois a dúvida do jovem rico pode tirar a minha e a sua dúvida.
Alguns intelectuais afirmam que não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas, nisso podemos entender e evidenciar a importância do que é fazer perguntas, principalmente quando há dúvida, tanto porque só há resposta esclarecida se houver pergunta realizada e finalizando podemos dizer que o homem só sai da inercia a partir das perguntas, havendo perguntas nos faz caminhar para as respostas e desenvolver o mundo. Uma observação a fazer: O mundo seria outro se Adão e Eva tirasse suas dúvidas com Deus, quanto no que foi dito pela serpente, e porque não dizer que o mundo seria outro se Eu e Você, perguntasse a Deus sobre tudo! Já que é assim, o jovem rico não queria perder a oportunidade de mudar o seu mundo de ser mortal para imortal, por isso, pergunta a Jesus: “Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Uma única razão para sua pergunta... “tinha dúvida”, e pela fama que tinha ouvido falar sobre Jesus procurou tirar a limpo sua incerteza. Por outro lado, tinha por certo suas certezas, o jovem rico como bom judeu cresceu aprendendo que para herdar a vida eterna seria pelo viver a lei dada por Deus, por essa razão, quanto Jesus mencionas, visto que seria a fonte para se alcançar a vida eterna logo se jugou digno de obtê-la, pois o próprio dizia: “Tenho observado desde minha mocidade”. No entanto, coube Jesus fazer uma leve observação, suas palavras foram: “Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me”. Posso pressupor que o jovem rico além de crer na sua autodisciplina em relação ao cumprimento da lei cria também em sua inestimável riqueza, pois por intermédio dela podia ter os melhores médicos do mundo, fazer tratamentos de rejuvenescimento (diversos); e porque não dizer ter a disposição à possibilidade de fazer um clone a fim de se eternizar. Porém a proposta de Jesus ao jovem rico era para que abrisse mão de sua autoconfiança por cumprir a lei, pois Jesus bem sabe que nenhum diante de Deus vai ser achado completo (Salmos 14.1, Romanos 3.10 e 23, Isaias 64.6), como também que deixasse de lado sua confiança e segurança na sua riqueza, pois para Jesus dinheiro não compra vida, principalmente a eterna (Marcos 8.36-37), por que se assim fosse não seria necessário a morte do próprio Jesus, bastava apenas o dono do ouro e da prata (Deus) pagar para si próprio. No mais, Jesus demonstra que a vida eterna torne possível quando deixamos de lado todas as eventuais possibilidades que criamos para obtê-la por segui-lo, isto é, posso dizer que quem alcança a vida eterna são aqueles que seguem ate cruz, fim de morrer e ressuscitar com ele (Roamnos 6.2-4), pois não há vida eterna sem morte; segue Jesus no relacionamento intimo como ele tinha com Deus (João 17.21); segue Jesus como estilo de vida em meio à sociedade (Romanos 8.29).
Uma pergunta a assim fazer, porque o jovem rico não contesta a alegação feita por Jesus já que desde sua mocidade observava as leis? Por que achou em falta (v.23), mas observe que não foi apenas ele que constada a sua falta, pois quando os que ali estavam ouvem o que foi dito por Jesus também perguntam: “Logo quem pode salvar-se?”. Uma observação a fazer: ver como a dúvida de um só pode tirar a dos demais. Quanto a isso foi respondido que “as coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”, ou seja, Jesus evidencia aos todos que não é possível alcançarem a vida eterna por si só, nem pelo esforço próprio, nem tão pouco por intermédio de uma religião e menos ainda por ter um status social, etc; porque é considerado impossível ao homem, contudo é possível obtê-la por confiar no que Deus tornou possível, isto é, por intermédio de seu plano, que é Jesus (João 3.16 e 14.6), por essa razão Jesus diz: “Ninguém há bom, senão um, que é Deus”, isto é, aquele que pode nos dar gratuitamente a vida eterna.
Railton Rosa.
28/02/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário