quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SE ENCONTRANDO NA FÉ



            "Contudo, quando o filho do homem vier, encontrará fé na terra? "
                                                                                               (Lucas 18.8)


Nesses dias é com esta frase do texto encontrado na parabola da viúva persistente, que tenho pensado e refletido diariamente. Contudo, não utilizarei com o mesmo contexto do qual Jesus usou, isto é, quando buscava entre seus seguidores aqueles que não desistiriam ou desanimariam em perseverar na oração e na confiança em Deus, mas pretendo utilizá-lo para que possamos refletir sobre o caminho da apostasia que vivenciamos em nossa geração, visto que, a perda da fé em Cristo Jesus tem desfalecido ao passo que temos depositado a fé ou confiança em outra coisa que não seja em Jesus.
Sabemos muito bem que não nascemos do acaso e sem proposito algum na vida, pelo contrario, o dom da vida que cada ser humano recebe tem um sentido ou proposito existencial, nisso o homem tem buscado entender que sentido ou proposito é este; muitos são as linhas de raciocínio do assunto em questão, no qual utilizarei a vida de Jesus como referencial nesta abordagem.
Segundo os relatos das escrituras dizem que a vida de Jesus na terra têm como proposito essencial estabelecer a nova aliança de Deus com seu povo, necessariamente isso me levar a crê que será necessário abrir mão em crer na antiga aliança. Nesse mesmo sentido, a vinda de Jesus na terra tem um sentido concreto de nos fazer sentir e de nos fazer crê no amor de Deus, de forma abstrata? Não! Mas por intermédio de sua ação em amar o que havia se perdido, no caso, eu e você.  A razão de Jesus ainda é a mesma de ontem, ou seja, ele veio na terra para nos levar a acreditar e descansar naquele que tinha o enviado. Foi isso, que os discípulos apreenderam na convivência com o Mestre, a crer em Deus, isto é, a crer no seu amor, em sua misericórdia, na sua paz, em sua justiça, em sua salvação, tudo isso por intermédio da vida de Jesus. Por isso, vale a pena refletimos no questionamento feito pelo próprio Jesus, que assim indaga:

“...Quando o filho do homem vier, encontrará fé na terra?”

A primeira coisa que pensei e me perguntei foi que fé é essa? Os seus seguidores diriam: A que ele nos deixou. No entanto, vivemos em nossos dias a fé que Jesus nos deixou? Acredito que passamos bem longe de assim viver. Em nossos dias contemplamos muito mais as palavras dos homens do que na palavra de Deus; trocamos a fé em Cristo pela fé na religião da qual pertencemos; confiamos infinitamente mais no que podemos fazer do que no que já foi feito por Jesus; permanecemos acreditando que o dinheiro é a solução de tudo e para tudo, a rocha eterna do homem; confiamos que as bênçãos vêm devido nossa alta disciplina ou ate mesmo porque nos sacrificamos por demais e não mais pela própria fidelidade e benevolência de Deus para conosco; cremos que o dizimo ou oferta podem comprar a Deus;   acreditamos que vale muito mais agradar o homem do que a Deus, queremos títulos em vez da cruz; etc. Sinais visíveis que caminhamos a passos largos rumo ao abismo ou a apostasia ou não é? A solução de nos livramos de tal situação é uma só; é a mesma que ele nos deixou, isso implica a voltar à simplicidade do crê em Deus através da fé em Jesus, em seu evangelho. Nisso, está escrito que ao homem é impossível agradar a Deus sem fé, pois quem dEle se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hb. 11.6). É isso que o filho do homem quando vier busca encontrar em nós. Se encontrou na fé?
  


Railton Rosa
20/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário