terça-feira, 19 de novembro de 2013

O FIM DA ESPERANÇA




“... e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel...”

Lucas 24.13-35

Enquanto há vida há esperança, assim nos revela a escritura sagrada. Nesta mesma projeção manifesta um dito popular que diz que “A esperança é a ultima que morre”. No entanto, desejo evidenciar como a esperança pode chegar ao fim dentro de nós.
 Preciosa é a esperança ao ser humano, isso porque é por meio dela que somos renovados a crer no amanha; ela nos leva a crer que o impossível torna-se possível; nos faz esperar até o fim pelo que desejamos, todavia, a esperança é um dos principais fundamentos da fé cristã (1 Coríntios 13.13). Então, como viver sem ela?
Adão e Eva, porquanto estiveram no Éden não necessitaram da esperança, digo isso porque tudo o que precisavam tinham ao seu dispor. Além do mais, não havia dor, angustia, morte, doença e necessidade alguma que levassem a esperar para se ter. Enquanto nós, por exemplo, pela esperança aguardamos está um dia com Deus; eles (Adão e Eva) porem as tinham todos os dias (Genesis 3.8). Porém, após a queda do homem e em consequência do pecado trouxera a morte espiritual (Romanos 3.23 e 6.23), separação eterna entre Deus e sua criação, desde então, a humanidade passou a perecer e necessitar pelo caminho de volta ao original, ao que tinha perdido, ao caminho de volta a Deus. Deus, por sua vez, não quebra o caniço rachado e nem apaga o pavio fumegante (Isaias 42.1-4), pelo contrario, Seu desejo é fazer nascer à esperança dentro do homem caído.

“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.
Gênesis 3.15

Não estaria Deus por meio destas palavras a nos revelar uma promessa? Não estaria ele semeando a esperança da vinda do Redentor que viria reconciliar o homem caído com seu Criador? Sim eu creio! Nisso acredito que é desde momento em diante que se dá o surgimento da esperança, que sobrevém por intermédio do que este escrito na palavra de Deus e através de Jesus que é a própria palavra Viva de Deus (João 1.1). Por que por ele que podemos crer no amanha, que não há impossibilidade ao que nEle crê, que podemos esperar nEle as vitorias e conquistadas que tanto desejamos. Jesus é a esperança que Deus nos dar todos os dias diante de qualquer circunstancia. De geração em geração, Deus tem buscando alimentar seu povo com esta esperança, por isso, que Jó em sua calamidade expressa sua esperança (Jó 19.25) e do que falar de Simeão que aguardava a consolação de Israel, isto é, o cumprimento da vinda daquele que por toda sua vida era sua esperança de salvação (Lucas 2.25-32).
No entanto estão tentando matar a nossa esperança. No sentido literal da palavra assim procurou Herodes fazer quando determinou que matasse Jesus (Mateus 2.13). Ele queria destruir aquele que nos possibilitaria tornar nossos sonhos reais, ele queria destruir a fonte eterna de justiça, graça, amor e verdade. No que tange ao sentido figurado, posso exemplificar que estão continuamente tentando destruir nossa esperança, quando desvirtuam os sentidos das festas cristas, como o natal e a páscoa, onde atualmente sabemos bem para que servem estas; ou seja, para que com o passar dos anos os que elas representam cheguem ao fim.
Nesta situação de perda da esperança que caminhavam os dois discípulos de Jesus em direção a Emaús. Ora, por quê? Aquele a quem eles tinham depositado sua esperança tinha sido condenado à morte e assim o crucificaram. “e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel...” – Assim diziam.
Em todo tempo que estiveram com Jesus, estes haviam sido alimentado pela palavra de Deus, seus corações radiavam fé e esperança na redenção de Israel que viria por intermédio dEle (Jesus), mas com sua morte na cruz é levada embora sua esperança. Então, Deus me leva a entender que a nossa esperança chega ao fim no momento em que paramos de nos alimentar da Sua palavra que nos faz ver Jesus (v 25-26).
 Porque a verdadeira esperança em Jesus se dá a partir do momento em que chega ao fim a esperança que temos em nossos próprios esforços de alcançar e no que o mundo tem a nos oferecer e passamos a unicamente enxerga-lo como sendo a fonte de tudo que somos e queremos.
              Como então, não crê que é possível criamos um mundo mais igual e solitário? Como não crê que o amor triunfe sobre o ódio? Como não crê que Deus resgata, perdoa e restaura os perdidos? Como não esperar pela cura do enfermo? A resposta acredito eu, que quando assim não cremos é porque nosso olhos perderam Jesus de vista, visto que chegou ao fim a esperança em nós, porem quando a temos para tudo existe esperança até para morte e a solução é Jesus.


Railton Rosa
São Luis 19/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário