Texto base extraído do Livro de Lucas 24. 13-34.
Não é de hoje que podemos notar e lamentar o descaminho que ora ou outra decidimos caminhar, mesmo sem querer, como discípulos ou como igreja.
Seja como discípulos ou como igreja, quem nos chama e nos mostra o caminho é Deus através de Jesus. Por essa razão que certo estou, que o rumo e direção percorrida, por um determinado tempo, pelos dois discípulos a caminho de Emaús eram totalmente opostos a do qual tinham sido orientados e chamados a caminhar pelo mestre. Ambos estavam a se distanciar do seu chamado. Em vez de Jerusalém ia em direção a Emaús.
As histórias de Jonas e Balaão também podem nos servir de referência. Aliás, falado em exemplo, Paulo, o apóstolo, assim é ou se tornou quando mesmo querendo fazer o bem, visto que queria pregar as boas novas na Ásia, assim não o faz ou caminha por obediência ao que o Espírito de Deus o proibiu (Atos 16.6-7). Paulo mesmo vendo como bom o que desejava fazer não o faz porque entendeu que seu caminho era o que Deus havia planejado.
Isso me leva a pensar se o rumo ou direção que hoje vivo tem haver com o qual fui chamado e orientado a viver por Jesus ou se estou caminhando por conta própria?
Seja como igreja ou como discípulo fomos chamados para estar com ele (Marcos 3. 13-14 e João 12. 26) para abençoar (Mateus 28.19-20) ou fazer o que Deus nos pede mesmo que seja o contrario a nossa vontade e entendimento (lembre-se de Jeremias). O caminho da igreja ou do discípulo é o mesmo de Jesus. Fora disso, é descaminho.
Que Jesus nos encontrem seja em qualquer caminho que estejamos, abra nosso entendimento a ponto de que sua voz tanto possa aquecer nossos corações quanto nos leve de volta ao seu caminho.
Amém!!
Railton Rosa
29-03-2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário