quarta-feira, 6 de abril de 2011

QUEM É JESUS?




Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: — Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam: — Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? —perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu: — O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou: — Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. (Mateus 16.13-17)

Quero começar fazendo uma observação clara e objetiva quando te faço essa pergunta: Quem é Jesus? Não me refiro o que ele é pra você (apesar de que considero muito importante pra mim saber o que você presume a respeito Dele), mas o que de fato Ele é independentemente do você ache quem Ele seja. Hoje o que percebo é que dentro das igrejas e fora dela estão milhares de pessoas que propriamente só conhecem quem é Jesus pelo olhar do outro, todavia necessitam da experiência e do que outro pensa a respeito de quem é Cristo para determinar quem ele acha ser Jesus para ele, referente a isso mostra-nos o primeiro fator problemático que é a falta de compromisso de alguns buscarem ter sua própria relação de intimidade e proporcionalmente a revelação de quem é Jesus, e por outro lado os que confiam do seu intelecto para decretar a pessoa de Cristo, onde fica claro que ambas as soluções para conhecimento de quem é Cristo torna-se um risco, pois depende do conhecer humano, então fica uma questão no ar: Em quem confiar? Quem pode trazer clareza de quem é Jesus? Creio então, que o tema proposto é na verdade o maior desafio ao ser mortal, por duas razões fundamentais: o primeiro motivo é histórico e o segundo pelo teor teológico, assim caracterizado respectivamente: *histórico – porque o nascimento de Jesus é o marco que divide a historia da humanidade; e *teológico – porque quando o homem se faz a pergunta quem é Jesus ela esta ressuscitando o morto que há dentro dele, isso implica em dizer que o sentido da vida esta em conhecer e viver Jesus. Mas, retorno novamente a pergunta inicial: Quem é Jesus? E percebo ao ler o referido texto de mateus, uma certa dificuldade tanto por parte do povo que representa a sociedade; como dos discipulos de Jesus que representa a igreja em definir quem é Jesus? A dificuldade era tanta que o povo saiu comparando a Jesus a varios homens de Deus sua convicção creio eu era segunda sua conveniência, na verdade existia por parte da sociedade uma duvida de quem é Jesus realmente? João Batista? Elias? Jeremias? Ou qualquer outro profeta? Na verdade os olhos da sociedade estava embaçado, a ponto de não conseguirem ver niditamente quem era esse tal Jesus, e noto que esse embaraço permanece até os dias de hoje quando a sociedade faz comparação de Jesus a qualquer profeta, a qualquer pessoa. Quem nunca ouviu a expressão “Graças a Jesus e ..., a pessoa a quem ele querem comparar ou igular ser a Jesus, isso não é uma comparação? O que acho ser indevido, pois as escrituras sagrada afirmam que seu nome esta acima de todos os nomes (Filipenses 2.9-11). A dificuldade te ter a verdade sobre Cristo não ficou preso apenas na sociedade ela tambem estava sobre os discipulos, pois quando Jesus indaga sobre quem vocês dizem quem sou, a biblia diz que somente Pedro respondeu saber que Jesus é o Messias, o filho do Deus vivo, e me fiz a seguinte pergunta cadê as considerações dos outros onze discipulos, será se eles sabiam quem é Jesus? Creio que não sabiam, pois demonstraram muitas das vezes não saberem, vou exemplificar: na ocasião da tempestade que sobreveio sobre eles relatada no livro de Lucas 8.22-25, os proprios relatam o seu desconhecimento afirmando: “Que homem é este? Ele manda até no vento e nas ondas, e eles obedecem”!. Outros dois fatos inusitandos comprovam que os discipulos nao sabiam quem é Jesus estão respectivamente em Lucas 9:50-56, a primeira comprovação se dá por que os discipulos imaginavam que Jesus era apenas deles ou melhor que Jesus faz parte apenas de um certo grupo fechado, por isso queria fazer alguns tipos de proibição em relação aos outros, e o outro aspecto que é manifestado pelo discipulos que mostra sua ignorancia a respeito de Jesus é decorrente ao fator antes relatado, pois queria fazer descer fogo do ceu para consumir aos que nao receberam em samaria (aos que nao fazem parte do grupo), aí não tinha mais jeito Jesus tinha que denunciá-los, dizendo:“Vós não sabeis de que espírito sois” (Lucas 9:55). E vejo que o mesmo desconhecimento que havia entre os antigos discipulos de Jesus é presente nos discipulos de hoje em dia, pois demonstramos as mesmas atitudes de nao saber quem é Jesus diante das tempestades da vida, ou de apresentamos um Jesus rotulado apenas uma certa religião ou igreja e até mesmo de mandamos o resto que não pertence ao nosso credo religioso para o inferno, o que é similar a mandar descer fogo do céu, não é isso que fazemos? Isso são provam reais do quanto não conhecemos esse Jesus maravilhoso, e infelizmente adentrou na igreja de Cristo. Então, propriamente me questinei a Deus como Pedro podiam — e como nós hoje podemos — ter certeza de quem é Jesus realmente? Diz a biblia categoricamente que Pedro era bem aventurado, não por que conseguiu por si só ter a revelação, ou pelo seu intelecto mas por que era fruto do que Deus tinha revelado a ele de quem é Jesus, entao posso fazer uma unica afirmação de como é possivel conhecer quem é Jesus: é aquela que é revelada por Deus atraves do seu Espirito, não é pelo fato de quantas vezes você ja leu a biblia, não é porque você tem ido as todas as reuniões da igreja ou também pelo sua capacidade intelectual, isso explica o porquê de muitas pessoas lêem a biblia, mas não conseguem entendê-la, pois tudo que lemos ou ouvimos a respeito da palavra de Deus (a biblia) ela só pode ser traduzida dentro dos nossos corações quando é revelada pelo Espirito de Deus, por isso a biblia afirma que: Quando ele (o Consolador, Ajudador, Auxiliador – representação do Espirito Santo) vier, convencerá o mundo” (João 16.8). E, quando afirmo que os discipulos e a sociedade não conhecem quem é Jesus isso significa dizer que estamos caminhando no processo de conhecê-lo a cada dia ou pelos menos é esse objetivo que eu, a sociedade e os discupulos espalhados por toda terra devemos estar: conhecendo a Jesus pela revelação dada pelo Espirito Santo. Foi isso que me levou a clamar por essa sabedoria que o Espirito de Deus dá para entender, conhecer e principalmente viver a vida de Jesus. Talvez, seja isso que você e milhares de pessoas que estão lendo esse artigo esteja precisando do Espirito de Deus que nos ajudará a entender a pessoa de Cristo, pois, tem sido ele que tem me ajudado a entender as coisas a respeito do Pai, do Filho e dele mesmo. Sem duvida é o Espirito Santo que me levou a escrever esse artigo revelado porque é importante sabemos quem é Jesus, e quando me fiz essa pergunta: Porque é importante conhecer a Cristo, a revelação do Espirito de Deus me levou a crê devidamente nos respectivos aspectos - por que Jesus é o caminho, a verdade e a vida – isso se resume em dizer que se quero andar pelo caminho verdadeiro e eterno devemos conhecer bem quem é Jesus, pois ele é o caminho que agrada a Deus, pois é a verdade que se deve ser pregada em todo lugar e tambem por que só  conhecendo e crendo terei a vida eterna, como afirma as escrituras: “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3.16). E a vida eterna é esta: “Que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3); o segundo aspecto revelado pelo Espirito de Deus a mim por que é importante conhecer a Jesus é devido Jesus ser a plenitude do amor de Deus, como foi e é afirmado: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)isso implica em dizer que Deus já nos revelou a totalidade e supremacia do seu amor, não restando nada a mais a provar o quanto Ele nos ama, pois o autor quando quis mensurar o tamanho do amor de Deus por nós não conseguiu, e as vezes porquanto estamos passando por uma dificuldade pedimos outra prova de amor; e isso é não validar ou não aceitar a verdadeira prova revelada atraves da mensagem da cruz; em terceiro aspecto importante porque todos deve conhecer a Jesus por que Ele sempre será o plano de Deus para nossas vidas, em outras palavras Jesus é o modelo, a referencia a qual cada um deve seguir, pois está escrito que “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8.29)através deste versiculos escalarece que todos que tem o conhecido terá como desafio ser como ele é, ou seja, temos que ser seus imitadores seguindo seus passos, suas atitudes, seu comportamento, etc. E me levou a propriamente me questionar com quem tem parecido? Ou com quem desejo me parecer? Quem tenho seguindo? E por último aspecto por que devo conhecer a Jesus, o Espirito de Santo me conduziu a saber que Jesus é Deus, porque esta escrito: O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus” (Hebreus 1.3) , como tambem Jesus se referindo a isso, disse: Quem me vê vê também o Pai, pois eu e o Pai somos um” (João 14.9 e 10.30). Paulo entendeu isso claramente por isso afirmou: “Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas” (Colossenses 1.15). Esse deve ser nosso entendimento também sobre quem é Jesus. Por esse ultimos anos pude ver algumas afirmações, que confesso a voce que me irritaram, pois assim algumas afirmações foram feitas sobre quem é Jesus:

“Eu sou Jesus” assim dizia ser Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, assassino confesso do cartunista Glauco Villas Boas e do filho dele, Raoni.
“Acho que Jesus era um gay compassivo, superinteligente, que entendia os problemas humanos".  Afirmação feita por Elton Jonh (integrante da banda inglesa os Beasts) para revista de celebridades americana Parade.

Em relação às ambas afirmações citadas é aquilo que os autores delas crêem ser Jesus, e eles tem pregado isso as pessoas o seu parecer tendo elas como verdade absoluta sobre quem é Jesus, onde creio que muitas pessoas têm repudiando tais afirmações, outras têm aceitado-as e muitas outras nem sequer tem  se questionando a respeito do assunto. Mas, e você quem você tem crido ser Jesus? Sua convicção tem a ver com o que você tem ouvido outros falar a respeito de Jesus, ou você tem confiando tudo que você sabe sobre Jesus pela sua capacidade intelectual, ou pelo o que Deus tem revelado através do seu Espírito. Quem é Jesus?
Todavia, Jesus não depende pra ser o que ele é no achismo das pessoas e nem pelo pensamento que você e eu tenhamos sobre Ele, simplesmente Ele diz “EU SOU QUEM SOU” (João 8.24; 28, 13.19), isso me levou a buscá-lo pelo Espírito do Pai. E você o que pretende fazer? Espero que todos que estejam lendo esse artigo busquem a revelação do Espírito Santo para saber quem é Jesus? 



 
Que sejamos como as crianças; 
inocentes a procura de saber quem é Jesus.

Railton Rosa

06/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário