quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A VOZ DE DEUS


"Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça”. Isaias 42.1-3

 

Este artigo te permitirá ao final da leitura concluir se o que você leu pode ser definido ou não como sendo “a voz de Deus”. Ressalto que a reflexão aqui proposta está subsidiada não somente em uma experiência pessoal, mas também tendo como base a sua experiência com Deus, apesar de desconhecer boa parte dos queridos leitores.

Apesar do crescimento do Cristianismo, vejo que a voz de Deus é bastante confundida com outras vozes. Exemplifico, muitas pessoas creem veemente que a voz de Deus é a voz da religião. Qual religião? Obviamente, aquela do qual quem responde pertence... Acredito que toda vez que associamos a ideia da voz de Deus como sendo de uma determinada religião é diminuir ou reduzir Deus, é limitá-lo ou prende-lo ao conhecimento humano. Deus não tem religião e nem criou ou deixou uma, no entanto, deixou-nos a sua voz. E ao afirmarmos que sua voz é da religião é confundi-la. Por outro lado, dizem que a voz de Deus é a voz do “eis que te digo”, nisso muitas outras pessoas estão por ai de um lado para outro à procura dos “profetas ou profetisas de plantão” que revelam ou anunciam algo que supostamente seja de Deus. Pois, acreditam que todos que dizem “eis que te digo” são profetas ou até mesmo a voz de Deus, por isso a fila cresce em grande proporção dos adeptos ou dos que estão a sua procura. Dito isto, digo que nem todos que fazem revelações ou anunciam-se como voz de Deus assim o é (Mateus 7.22-23). Por fim, obviamente, que a voz de Deus não é a voz do povo.    

O texto de Isaias nos mostra ou nos faz perceber que Deus nos revelou ou nos apresentou sua voz.  De quem o texto trata? Quem é servo do Senhor? Quem é o seu escolhido em quem teria muito prazer? Quem traria à justiça as nações? A resposta é única. Seu nome é JESUS. Deus nos apresenta o seu representante, o seu escolhido. Aquele que viria em Seu nome, que nos revelaria Sua pessoa, que nos traria a genuína justiça, que nos faria entender as vontades, os propósitos e dentre outras coisas a respeito do Reino. Pois, a voz de Deus é a voz de Jesus (Hebreus 1.1-2 e Isaias 42.6).

Certa vez, Jesus disse que suas ovelhas reconheceriam sua voz, ou seja, que eLe (sua voz, seus atos, etc.) não seria desconhecido dos seus discípulos, que diante da vida todos os que o segue conseguiriam distinguir o que vem Dele ou não (João 10.4-5). Dada à importância do que é reconhecer a voz de Deus pode-se perceber que o seu desconhecimento permite sermos enganados ou conduzidos por qualquer voz que se apresente como sendo a dele.

 A vinda de Jesus a terra é para nos revelar a voz de Deus.  A cruz permanece sendo o ápice da revelação do amor, da aliança, da graça, da bondade, da justiça e porque não dizer da revelação da voz de Deus aos homens?

A partir de que reconheço a voz de Deus como sendo a de Jesus é possível distingui-la ou até mesmo caracteriza-la. Então, como é a voz de Jesus? Os versículos 2 e 3 nos fará entende-la.

“Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas”.

Será que Jesus quando disse isso é porque ele era ou é contra as ações evangelísticas já que sua voz não seria ouvida nas ruas? Claro que não, tanto porque Jesus vivia pregando nas ruas, praças, sinagogas, etc., isto é, qualquer lugar onde houvesse ouvido para ouvi-lo. Então, o que quer dizer? O versículo 2, nos faz compreender que mesmo que há todo poder na voz de Deus, ele não exerce com barulho, que não usa métodos sensacionalistas para alcançar seus fins, que não chama atenção para si. A voz de Jesus não estabelece “domínio” de forma arrogante, dominadora e opressiva, apesar de que nela existir poder inesgotável. Parece que não é essa a voz que se ouve atualmente dos chamados representantes de Deus na terra. Alias muitas são as diferenças... Digo isso, porque atualmente vejo muitos destes fazendo barulhos por ai, levantando bandeiras da qual Jesus não levantou, aprisionando, ferindo, amaldiçoando... Além disso, a voz de Jesus é doce, cura, liberta, constrói, ensina, edifica, refrigera, conforta, consola etc. Alguém diria? Exorta e confronta também. Sim, é verdade, mas distintamente diferente do homem. (sei que é pleonasmo, mas bastante adequado para o momento).

  “Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante...”.

Caniço é um tipo de planta, em outra tradução diz cana, que também se refere a uma espécie de bambu. E, o pavio tem haver com a mecha ou cordão da vela. Obviamente, Jesus não queria tratar especificamente de planta ou do cordão da vela... É apenas uma simbologia. Caniço rachado e pavio fumegante representam pessoas que estão caídas espiritualmente, machucadas e debilitadas na fé ou até mesmo se sentido inúteis ou fracas. Muitos acreditam e pregam que Deus quer destruir o homem, por exemplo, porque ainda não aceitaram a Cristo como Senhor, porque vivem de uma forma “inadequada” ou “reprovada” pelos dogmas institucionais (geralmente), ou seja, Deus quer destruir, amaldiçoar e matar aqueles dos tais os religiosos denominam "ímpios". Acreditam que Deus porá sua mão para castigá-las ou desprezará essas pessoas e por fim jogara-las no inferno. Não é isso que geralmente ouvimos quando alguém não aceita Jesus ou quando vive de forma desobediente a lei? Infelizmente, é sim! Mas, o versículo em si, desmente quem crê e diz assim, e revela um Deus de amor e misericórdia que tanto não quebra o caniço rachado, bem como não apaga o pavio fumegante. Que em vez de desesperança sua voz traz esperança, em vez de má noticia eLe dá boa nova. Que em vez de espirito angustiado veste de louvor. Sua voz sempre nos trousse vida e paz com Deus. Se é verdade ou mentira? Basta apenas lembremo-nos de como eLe age conosco quando pecamos.

Alguém diria: O que isso tem haver comigo? Tudo! Alias tem tudo haver com que se intitula discípulo ou cristão. Como é a minha e sua voz? É parecida com a de Jesus? O que eu acabei te retratar aqui tem haver com o que Jesus falou?

Creio que a voz de Jesus seja a melhor escolha para ouvimos, por seguinte as pessoas se aproximaram com fé em Deus no momento que verem em nós o caráter, as virtudes e porque não dizer a mesma voz de Cristo?
 
 
 
Railton Rosa
São Luís 21/10/2015

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário