terça-feira, 18 de julho de 2017

DEUS PODE ESPERAR...


Texto base extraído do livro de Ageu 1. 1-5

O contexto do livro de Ageu gira em torno do retorno do povo de Israel á Jerusalém, após viverem 70 anos em cativeiro na Babilônia. Deus faz com que o rei Ciro, liberte o povo de Israel e o incentiva a voltarem a terra natal afim de reconstruírem suas vidas e o templo (Esdras 1. 1-3).

Após alguns anos, já em Jerusalém Deus chama a atenção do povo de Israel porque estavam eles investido todos seus esforços, recursos e tempo na reconstrução das suas casas (parte natural), enquanto, deixavam de lado a reconstrução do templo (parte espiritual). Parafraseando, era como se Deus estivesse dizendo que Israel tratava seus sonhos e vontades mais preciosos do que a de Deus.

Este cenário descrito acima, da época de Ageu, é parecido com os nossos dias, quando Deus é deixado em segundo plano por nós. Quando sua presença não é tratada como a principal prioridade, quando nossos sonhos são maiores que a nossa busca por Deus. Somos negligentes assim como o povo de Israel que tantas vezes colocou os seus interesses, sonhos, realizações, etc. acima de Deus. Somos muitos parecidos com Adão - Adão podia desfrutar de toda o jardim do Éden, mas preferiu buscar justamente pelo que não devia , trocou o primordial pelo que não tinha valor - quando deixou de lado a árvore da vida (Jesus) e valorizou a árvore do conhecimento. Ora ou outra, assim é. Perdemos o foco e tiramos os olhos de Jesus. Idolatria é tudo que colocamos no lugar que é só de Deus. É tudo que colocamos a frente de Deus. Desta forma, o povo de Israel estava a dizer, indiretamente, que Deus podia esperar.

Ressalto, que Deus não nos impede de sonhar e de nos esforçamos em conquistar o que almejamos, mas ele sempre nos chama a atenção quando o deixamos de lado. (Leia Mateus 23.37).

Mas, a correria do dia-a-dia aliado as nossas várias responsabilidades tem nos servido para justificar a falta de tempo para Deus. Não há tempo para meditar na palavra, para oração, para a adoração... Ao passo que sempre achamos tempo para as demais coisas que consideramos importante.

Toda vez que negligenciamos a Deus estamos negligenciamos a nós mesmos como templo do Senhor. Porque deixarmos te priorizar aquilo que é a nossa maior necessidade. A conclusão do Rei Salomão no livro de Eclesiastes foi que tudo debaixo da terra é ilusão e que o homem deve priorizar e considerar Deus enquanto vive. Como estar o templo de Deus que é você?

Se Deus pode esperar imagina o que estão em nossa volta. Fazemos parte de uma geração, que infelizmente pouco se importa com as causas e a missão do Reino de Deus e com as vidas que nos cerca. Dificilmente temos tempo livre e disponível para ouvir o outro, para visitar os doentes, para servir, para consolidar e proclamar o Reino (nos contestamos apenas com o anuncio pelo Facebook e Whatsapp). Estamos sempre ocupados para Deus e ao próximo. Ou seja, negligenciamos o propósito de vida, o qual Deus nos chamou para viver, pois o que realmente estamos focado é na busca das nossas realizações pessoais. Então de forma indireta estamos dizendo: "Deus sabe este propósito que o senhor me chamou para fazer pode esperar...".

No entanto, Deus põe sobre a responsabilidade dos discípulos as causas do Reino, somos mordomos do Senhor. É por isso que devemos lutar e estar focado em direção ao que Deus nos chamou. É por isso que temos que responder a Deus sobre o nosso propósito e missão de vida.

Avaliação Pessoal

Olhando para dentro de si, Deus tem sido sua prioridade ou você tem feito Deus esperar?

O que pode tomar o lugar de Deus em sua vida?

O que podemos ter deixado para trás que deveria ser prioridade?

Vale apenas ouvir o que já foi dito "Tudo sem Deus é nada, mas o pouco com Deus é tudo".

Tudo que você ouviu até aqui nada é novo... A verdade a mensagem que Deus enviou ao povo de Israel foram inúmeras vezes repetidas. Sabe porque? Acredito eu, que era para desperta-los algumas vezes e outras para não perderem o foco.

Jesus foi alguém que não deixou Deus esperando... Jesus nunca deixou Deus em segundo plano. A maior prioridade de Jesus foram duas: a primeira foi fazer o que Deus propos a ele (isso explica porque abriu mão de sua posição, glória e veio estar conosco) e a segunda prioridade de Jesus foi o homem (ele poderia não ter aceito ser crucificado, mas aceitou porque priorizou em salvar o homem). Poderíamos tentar retribuir?!

Que Deus tenha misericórdia de mim e do seu povo espalhado no mundo que tem o feito esperar.



Railton Rosa
18-07-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário