terça-feira, 22 de agosto de 2017

OS DEPENDENTES DA GRAÇA


Texto base extraído do livro de Mateus 19.16-29.

Somos parte de uma geração que muito fala mas pouco pára para pensar no que acabou te dizer. Por exemplo, muito dizem que confiam plenamente em Deus, mas no fundo nunca deixaram de confiar em si próprio. Pensando nisso, que desejo refletir com você até que ponto somos dependentes da graça de Deus.

O jovem rico se parece muito com  nós que estamos sempre procurando fazer algo que nos garanta o favor de Deus. Muito de nós acreditamos que tudo que recebemos ou ganhamos é fruto do quem fazemos e não da obra da graça e fidelidade de Deus, ou seja, tem mais a ver com nosso esforço, disciplina, obediência do que com a bondade e generosidade de Deus.

Aquele que vivem buscando fazer algo para se tornarem aprovadas por Deus tornam a cruz de Jesus insuficiente para nos redimir...

Quanto mais acerto, quanto mais obedeço a lei, quanto mais faço coisas boas mais me sinto bom, merecedor e digno do que Deus dar. Na verdade, chegamos acreditar que Deus é obrigado a nos recompensar por algo que fizemos de bom. Tem gente que incentiva os outros a encurralar Deus, como isso fosse possível. 

Fazemos barganha com Deus quando queremos que ele nos der o que desejamos em consequência de algo que fizemos (causa e efeito). Não suporto ouvir "Vou pagar o preço", como se fosse possível pagar a Deus por tudo que ele nos proporciona. "Deus me honrou porque fui fiel" como se Deus honrasse apenas os que buscam ser fieis.

O dízimo e a oferta para muitos se traduz em compra de tijolos para sua morada no céu... Tem gente que tá fazendo coisas boas porque quer um galardão gordo. Fazemos algo não pela satisfação de estar fazendo o certo, mas fazemos porque queremos algo em troca. Pra mim, o único beneficio da obediência deveria ser a paz de espírito (paz entre ti e Deus). 

O rico pensa que pode comprar tudo com dinheiro. Assim caminha alguns filhos de Deus. Eles acham que compram o favor de Deus com orações,  presença em culto, santidade, com dízimo, obras, etc...

Isso porque tá enraizado em nós essa convicção que Deus nos dar mediante a algo que fazemos - uma troca. Mas, Deus é fiel mesmo quanto éramos infiéis, assim nos diz a palavra.

No salmo 103. 8-10 nos mostra o porque Deus não nos repreende perpetuamente, porque não permanece irado, apesar de ter inúmeros motivos para isso. Porque não nos trata segundo os nossos erros. A causa é o seu favor, a sua graça, a sua bondade, compaixão, generosidade e amor. Não tem haver com o que eu faço ou deixei te fazer.

José se tornou braço direito do faraó  por causa do favor de Deus. Caim não foi morto por causa da graça de Deus.

Devemos ser dependente da graça de Deus porque todos nos seremos achado em falta, porque mesmo que possamos buscar fazer o que é correto, somos pecadores. É, por isso, que a vida eterna tornou-se impossível aos olhos humanos, mas pela graça e favor de Deus tornou-se possível.

Quanto mais reconheço e dependo da graça menos direi que sou mececedor. Ser dependente da graça não é torna-la um consentimento a libertinagem, quem pensa assim é imaturo.

Devemos obedecer de menos porque nada nos dar direito a mais do que os que não obedece? É claro que não. Você e eu devemos continuar orando, lendo a palavra, se santificando não pensando nas recompensas do favor de Deus mas no simples fato de ser chamado para assim viver.

No entanto, já que queremos fazer algo  para Deus sugiro que seja:

1) Deixarmos de lado nossa autossuficiência por confiar no que somente Deus faz;

2) Devemos nos arrepender a cada novo dia "mudança de atitude", pois sempre há pelo que pedir perdão;

3) Devemos ser grato a Deus na alegria e na dor;

4) Devemos ser totalmente dependentes de Deus.

Deus não escolheu povo de Israel porque eles eram bonzinhos ou melhores do que os demais. Deus escolheu Israel para demonstrar e começar a derramar através de um povo a sua graça na terra. Esse é o mesmo motivo porque Deus te escolheu e não porque somos merecedores. 

Se Jesus que é Jesus não se considerava bom, então como eu posso assim me considerar?

Nele amo estar,


Railton Rosa
19.08.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário