domingo, 3 de dezembro de 2017

A IMPOTÊNCIA DO HOMEM VERSUS A POTÊNCIA DE DEUS

Texto base extraído do Livro de Apocalipse 3. 17-18.


Geralmente, nós, seres humanos, desconhecemos nossa própria impotência a despeito da vida e do que nos cerca ou simplesmente tememos a palavra por não querer constatar que somos um ser limitado, fraco, pobre e nu. Ora, porque? Além de ser natural do homem caído ser altivo, prepotente e de se sentir o centro de todas as coisas; temos o medo de perder o controle e a segurança em si próprio. Não gostamos, nem hipoteticamente, de considerar tal ideia de depender ou nos segurarmos no outro, principalmente em Deus. Não é por acaso, o alto índice do ateísmo no mundo, onde Deus é visto como amuleto ou muleta, bem como advindo da vaidade humana.
Ao passo que cresce em nós o desconhecimento de um Deus, que está acima de tudo e de todos, e que nele está a cura, salvação, controle e a segurança que tanto necessitamos, é o que leva o homem a crê que nele esteja a força, o poder, a glória, o merecimento e tudo mais, a ponto de nos considerámos sermos o centro de todas as coisas.
Conhecer a nossa impotência ou limitações, franqueza, geralmente, nos leva a considerar a potência de um ser superior, que não é homem como nós... Talvez, por essa razão, não acreditamos num homem Deus, que aqui esteve entre nós.
Difícil é para o homem assumir sua impotência. Nos consideramos cada vez mais viril, destemido e potente para fazer o que dá na mente.
Inclusive, por essa razão um determinado tempo, eu me considerava potente e até mesmo cheguei a desconsiderar a Deus e a Cruz. Certamente, vejo que ora ou outra tende a ser assim...
Desde que passei a considerar Deus no cotidiano da vida ou me encontrar com ele; vejo o quando sou impotente para coisas do Reino de sua luz ao passo que constato que sou bastante viril para coisas da carne (minhas inclinações, inspirações, motivações, etc.). Em outras palavras, digo e percebo, que não consigo sem Deus a amar, perdoar, ter compaixão, ser justo e íntegro nas relações, etc. Razões estas, advindo do reconhecimento de si, que me traz a consciência de quem sou e do que mereço nesta ou na outra vida. Mas, o reconhecimento de quem Deus é e de seu poder me leva aos céus, pela fé e esperança em seu amor, graça, caráter e fidelidade. Nele confio e está a certeza da minha salvação.
A potência de Deus é a minha impotência, se é que me entende!?
Certo é que para alguns Deus é conclusão ilógica, enquanto para outros continuará a ser a única razão dos impotentes e incompetentes como eu.
Essa pode ser a conclusão de um mendigo a outro, estabelecendo onde achar pão.



Railton Rosa
03/12/17

Nenhum comentário:

Postar um comentário