segunda-feira, 2 de julho de 2018

DEUS ESTÁ MORTO OU VIVO? DEPENDE DE VOCÊ.


Texto base extraído do Livro de Salmo 14. 1-4.


Sei que o assunto gera muitas polêmicas. Polêmica nunca foi minha praia,  mas, que mal há em pensamos sobre isso, ou seja, pensamos na possibilidade de como Deus pode está morto ou vivo.

Certo é que para alguns Deus vive, enquanto para outros está morto. Nisso, me pergunto:

Como podemos tornar um Deus vivo em morto? Perspectiva de quem crê que ele vive. 
Já o inverso é como podemos tornar um Deus morto em vivo? Perspectiva de quem crê que ele está morto.

Penso, que inicialmente devemos nos perguntar: Como o homem tenta explicar a existência de Deus? Leia 1 Corintios 1.22-23

Por Sinais – Os judeus tentam explicar a existência de Deus por meio dos sinais. Os sinais seriam os milagres, os atos e fatos sobrenaturais que acontecem. É por isso, que quando estamos em apuros pedimos um sinal do céu. Dizemos assim “Deus se tu existe, me de um sinal”. O sinal sempre é um sinal de cura, uma benção desejada (passar no concurso, livramento, etc). 

Então, geralmente acreditamos que Deus existe quando ele nos dar uma prova, quando ele nos dar um sinal, ou faz o que pedimos. Mas, quando Deus não faz o sinal ele deixa de existir? Acredito que muitos só acreditam por meio dos sinais.

Pelo conhecimento – os gregos queria explicar a existência de Deus por meio do conhecimento, por meio da razão, da logica, da comprovação palpável. E, como a razão geralmente não consegue comprovar a existência de Deus? Conclui-se que Deus está morto ou não exista. Abaixo, alguns questionamentos a título de exemplo de pensamento logico ou racional que diz assim; “Se Deus é amor, sendo ele o criador do mundo como o mal existe se Deus é bom?  Se Deus existe porque ele não acaba com a fome? Porque ele não acaba com a dor, injustiça e a corrupção?

Para mim existe uma possibilidade apenas de Deus está morto. Quando eu o mato para mim mesmo. Quando o torno nulo. É quando pra mim tanto faz como tanto fez se ele existe ou não. Pouco me importa... Quando, não o desejo em minha vida. Essa é a possibilidade de Deus está morto para mim. Eu o mato para o chão da vida. 

O contexto do salmo diz que o néscio (característica de quem não possui conhecimento, capacidade, sentido) diz em seu coração: Não há Deus. Ou seja, ele diz para ele próprio que Deus não existe, ele corta a possibilidade te se relacionar e te buscar e ter uma experiência com Deus.

A consequência, geralmente de quem julga que Deus está morto é viver por conta própria, vive de qualquer jeito, ele próprio estabelece o que é certo e errado. Como o texto diz "se corrompe".

Isso me leva a outra conclusão: a maneira como nós vivemos no chão da vida tente a demonstrar se Deus está morto ou vivo para nós. 

COMO VOCÊ APRESENTARIA DEUS?

Geralmente dizemos e consideramos Deus sendo o AMOR, O JUSTO, O COMPASSIVO, GENEROSO, BONDOSO, MISERICORDIOSO.

Então acredito que a única maneira de comprovamos que Deus está vivo é vivendo e revelado aquilo que dizemos que ele é. Se dizemos que Deus é amor devemos viver em amor para que as pessoas vejam Deus.

O mundo vê um Deus morto porque geralmente não o vê a partir dos que acreditam nele. A Europa deixou de acreditar em Deus em virtude da má conduta dos cristãos daquela época.

Então, se queremos mostrar que Deus está vivo não será por meio de palavras somente, não será somente por meio de milagres ou pela sabedoria, mas sim pela vida.

A vida que você e eu vivemos hoje revela um Deus morto ou vivo?

O desafio é que a nossa vida revele que há um Deus grande, poderoso em amor, graça, justo, fiel e bondoso a partir de você, isso é, só depende de você para que Deus exista para o outro. 




Railton Rosa
02/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário